sábado, 30 de abril de 2011

Notícia 4 - RROnline

18 de abril de 2011 - Rudge Ramos OnLine

Escola de São Bernardo promove evento para incentivo à leitura

Oficinas tiveram a presença de um cordelista e atividades com crianças e pais

THAÍS PEPE PAES
Especial para o RR Online *

Nesse sábado (16),  a EMEB Padre José Maurício, situada na Vila Ferreira em São Bernardo, promoveu diversas atividades para alunos e pais,  com o objetivo de incentivar a leitura e a presença da comunidade no ambiente escolar.

O poeta  Moreira de Acopiara recitou alguns de seus principais poemas e conversou sobre a literatura de cordel. Também aconteceram atividades de  matroginástica,  um tipo de ginástica em que as crianças interagem com os pais; oficina de xilogravura; salas ambientadas para que os pais contassem histórias aos filhos, além de ateliês de obras de arte.

A iniciativa de chamar os pais para participar do evento tem como objetivo mostrar para os pais o trabalho que está sendo realizado com as crianças e tentar fazer com a interação entre pais e filhos tenha continuidade em casa. “O objetivo foi tentar fazer com que eles compreendam a importância da leitura na vida das crianças e comecem a valorizar esses momentos pra que isso se fortaleça pois sem a família fica difícil a escola trabalhar. Não tem como trabalhar separado, é preciso o incentivo das famílias também” disse a coordenadora pedagógica Katia Rocco.

Segundo Rocco, com estas atividades “os familiares começam a ter um olhar diferenciado da escola, eles percebem que esta não é um parquinho ou um lugar onde a criança vem somente para brincar. A educação infantil muitas vezes é colocada somente como um preparatório para o ensino fundamental. Então quando acontecem esses eventos eles conseguem perceber que a escola tem um trabalho legal e sério, e isso influencia no olhar que eles tem da educação infantil e traz mais credibilidade para o nosso trabalho”.

O pai de aluno Marcos Antonio da Silva gostou da iniciativa. “Hoje se perdeu aquele hábito de parar e contar uma história para o seu filho. Antigamente se fazia muito isso e hoje esse costume se perdeu, então momentos como esse de leitura tem muita importância na formação dessas crianças”.

* Esta reportagem foi produzida por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Metodista

Nenhum comentário:

Postar um comentário